Sistema e a inovação

Sistema e a inovação

Sistema e a inovação

Por: Pandora | Sistemas

O conceito de inovação é bastante variado,mas a principal é a exploração de novas ideias com sucesso, transformado em aumento de faturamento e lucro, acesso a novos  mercados. 

A idéia básica do conceito de sistemas de inovação é que o desempenho inovativo depende não apenas do desempenho de empresas e organizações, mas também de como elas interagem entre si e com vários outros atores, e como as instituições - inclusive as políticas - afetam o desenvolvimento dos sistemas. Entende-se, deste modo, que os processos de inovação que ocorrem no âmbito da empresa são, em geral, gerados e sustentados por suas relações com outras empresas e organizações, ou seja, a inovação consiste em um fenômeno sistêmico e interativo, caracterizado por diferentes tipos de cooperação.

As razões que explicam porque a abordagem de sistemas de inovação (SI) atraiu tanto interesse como ferramenta que permite compreender e orientar os processos de criação, uso e difusão do conhecimento,6 estão relacionadas ao renascimento do interesse em compreender as mudanças técnicas e as trajetórias históricas e nacionais rumo ao desenvolvimento.

O processo de inovação aproveita algo que já tem viabilidade e demanda e o torna ainda mais viável e interessante para os seus consumidores, maximizando a lucratividade. A inovação precisa ser pensada como um ativo empresarial.
 
Nas empresas de tecnologia, a inovação tem grande visibilidade no mercado, especialmente a inovação digital, porque, geralmente, os produtos tecnológicos e os serviços com base tecnológica (portais de serviços, aplicativos de compra e venda de produtos, transporte, alimentação, etc.) têm grande alcance de público e impactam o dia a dia de cada indivíduo, facilitando as tarefas diárias e reduzindo esforços e custos.