Importância da pesquisa de mercado para empreendedores

Importância da pesquisa de mercado para empreendedores

Importância da pesquisa de mercado para empreendedores

Por: Pandora | Outros

A informação atualmente é o bem de maior valor numa empresa. As empresas que estão em constante pesquisa no mercado, possuem dados e informações que as ajudam a conhecer e entender melhor seus clientes, seus concorrentes, as novas tecnologias e processos diferenciados e, conseguem uma excelente vantagem competitiva perante a sua concorrência.

Exatamente pelo fato das empresas estarem cada vez mais competitivas se faz necessário a pesquisa de mercado. Na era digital, a informação tornou-se a mais importante ferramenta empresarial.

A pesquisa de mercado é muito utilizada no estudo de oferta e demanda em um determinado setor do mercado, saber como a empresa está posicionada em relação aos clientes e concorrentes, pode ser fragmentado por produto, região, consumidor, poder aquisitivo e é quesito obrigatório no planejamento estratégico e plano de marketing. 

A pesquisa de mercado também leva em consideração além do que já foi oferecido e também o que clientes começam a demandar e assim, torna-se necessário explorar de forma mais ampla necessidades ou desejos não atendidos satisfatoriamente pelo mercado e depoi de todos esses dados filtrados, devem ser analisados detalhadamente para identificar demandas por novos produtos, formas de atendimento e disponibilidade orçamentária de compra pelos clientes.